São Valentim e Pains

São Valentim (2º Distrito)
Sede da E. M. E. F. José Paím de Oliveira, São Valentim surgiu com a nova divisão distrital oficializada no ano 1997. Localizado próximo ao município de Santa Maria, com 129 Km² é favorável a um maior desenvolvimento. A economia está ligada basicamente ao cultivo da soja, mandioca, cana-de-açúcar, milho, melancia; Indústria de móveis; gado leiteiro e ovino faz parte da geração de renda para as famílias. O “Festival do Carreteiro” é o principal evento cultural do distrito. Durante o evento há uma programação com diversas atividades proporcionando lazer aos moradores da região. A Fábrica de Móveis Lehnhrt também é importante para a economia local. Entre os locais de destaque estão: o Centro Comunitário, a Subprefeitura, a Capela e a Unidade Militar. As localidades de São Valentim são: Passo do Sarandi, Toniolo, Colônia Conceição e Capão do Piquenique. São Valentim faz divisa com Santa Flora, Pains, Boca do Monte, Dilermando de Aguiar e Santa Maria. Estradas Municipais e a BR 158 são as principais vias de acesso ao Distrito.
 Pains (3º Distrito)
Sede das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes – Escola Núcleo, João da Maia Braga – Escola Núcleo e Pedro Kunz, é a partir da Lei Municipal 3.369/97 que surgi o distrito de Pains. Localizado em área de baixa altitude, com área de 143 Km², limita-se com quase todos os outros distritos, exceto Boca do Monte. A falta de investimentos nos serviços como saúde, saneamento básico e transporte comprometem a qualidade de vida dos moradores. As principais fontes de renda são: o gado de corte, gado leiteiro; batata doce, milho, feijão; porongo; chinchila e a indústria de bebidas. Importantes indústrias como a Santamate, o Frigorífico Silva, a Cooperativa dos Produtores de Leite LTDA – COOPROL – e a Cabanha Santa Maria são os principais geradores de empregos.
Entre os locais de destaque estão: Subestação AES Sul, Ferrovia, a Subprefeitura, uma Capela e uma Igreja. As localidades de Pains são: Passo das Tropas, Vila Marques, Vila Videira, Vila Abrantes, Passo da Capivara, São Geraldo, Colônia, Pau-a-Pique, Coxilha do Arenal e São Sebastião. A BR 392, a RS 509, Estradas Municipais além da Ferrovia são as vias de acesso a Pains.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *