ROMARIA DA MEDIANEIRA

 Foto: Gilvan Peters/A Razão
Junto com a Romaria Monumento da foto completou 35 ano, neste 2010.

Segundo um informativo da Romaria, a construção começou a ser pensada em 1970, mesmo ano em que começaram as obras na Basílica da Medianeira. Em 1971, ano em que o bispo Dom Érico Ferrari tomou posse, a cidade foi presenteada com uma réplica do que seria a obra.
O Altar tinha um simbolismo muito grande. As 15 vigas de concreto, que sustentam uma cobertura de 18 metros de diâmetro, lembravam dedos em direção ao céu, a Deus
e ao infinito. Outro problema solucionado com a construção do Altar foi um antigo problema das romarias:
as chuvas. Quando chovia as missas eram celebradas embaixo de lonões, o que deixava muitos fiéis de fora das celebrações. Em cinco anos o altar foi concluído. As missas começaram a ser realizadas no Altar Monumento desde 1973, mas ele foi inaugurado em 9 de novembro de 1975, durante a 32ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira, quecontou com a presença do cardealAlbino Luciani, que anos depoisfoi eleito o Papa João Paulo I.
Dados da obra
Projeto: arquitetos José Reyes e Jayme Mazzuco Construtor responsável: Casimiro
Bolzan Estrutura espacial: engenheiro Paulo José Sarkis com a colaboração de Gilberto Moresco e Terlio Dotto.


" Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira reuniu cerca de 280 mil devotos neste domingo."
Santa Maria viveu, neste domingo, um dia de muita fé e devoção. A 67ª Romaria Estadual de Nossa Senhora
da Medianeira de Todas as Graças reuniu cerca de 280 mil fiéis do Estado e de fora do Brasil, que caminharam junto a imagem da santa, pelas ruas da cidade. A Romaria caracteriza Santa Maria comoo município da religiosidade.
 ...O ano de 2010 está sendo marcado por muita fé e comemoração para os religiosos, porque além do centenário da Diocese de Santa Maria, outras datas muito importantes são comemoradas. Entre elas, estão os 80 anos da primeira romaria realizada em SM pelo Monsenhor Luiz Scortegagna, os 75 anos do início da construção do Santuário- Basílica e os 25 anos de sua inauguração, os 35 anos do Altar Monumento e os 50 anos da consagração oficial da cidadeà Mãe Medianeira."

Fonte:Aline Amann,A RAZÃO Segunda-feira, 15 de novembro de 2010, p 6 e 7.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *