GEOGRAFIA E PALENTOLOGIA DE SANTA MARIA

GEOGRAFIA E PALENTOLOGIA DE SANTA MARIA

Cabreira (dir.) examina fóssil de Prestosuchus chiniquensis achado no município de Dona Francisca

Também conhecida como Santa Maria da Boca do Monte, pois situa-se em uma região cercada por morros, do final do derramamento basáltico ocorrido no Pleistoceno. Quando há vento norte, é muito forte, chegando a 100 km/h. Sua população estimada em 2007 era de 274.070 habitantes.

• Altitude mínima: 41m acima do nível do mar
• Altitude média: 113m acima do nível do mar
• Temperatura média: 18,5°C
• Clima: subtropical úmido
• Precipitação pluviométrica média: 1.700 mm

Santa Maria também é denominada Coração do Rio Grande do Sul devido a sua localização geográfica. O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na localidade do Arenal - bairro Passo do Verde (Passo do Verde, 6º Distrito do Município de Santa Maria), ao sul do bairro Centro (Sede, 1º Distrito do Município de Santa Maria).

No sistema urbano do Rio Grande do Sul (dados do IBGE), Santa Maria é a 5ª maior cidade do Estado em população, depois de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Canoas.


Sítio Paleontológico Arroio Cancela está situado na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e pertence a Formação Santa Maria, Membro Alemoa e esta a uma altitude de 107 metros acima do nível do mar. Neste Sítio são encontrados fósseis de vertebrados do Triássico, com aproximadamente 225 milhões de anos.
O sítio pertencente ao Geoparque da Paleorrota.



Paleontologia


A cidade é o berço do geoparque da paleorrota e da paleontologia no Rio Grande do Sul e no Brasil. Em 1902 foi coletado um rincossauro em Santa Maria, que viria a ser o primeiro fóssil da América do Sul. O paleontólogo Llewellyn Ivor Price é natural de Santa Maria e foi um dos primeiros especialistas desse área no Brasil. Price coletou o estauricossauro, o primeiro dinossauro brasileiro. A cidade está sobre um enorme depósito de fósseis. Possui mais de vinte sítios paleontológicos, entre eles destacam-se:

• Sítio Paleontológico Arroio Cancela
• Sítio Paleontológico Largo Padre Daniel Cargnin
• Sítio Paleontológico Bela Vista
• Sítio Paleontológico Jazigo Cinco
• Sítio Paleontológico Sanga da Alemoa
 
Fonte Esfera Ambiental POR JOSÉ ALBERTO WENZEL

Comentários

  1. visite o blog da paleorrota http://paleorrota.blogspot.com/
    e o grupo
    http://groups.google.com.br/group/paleorrota/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *