João Belem

Historiador, professor e teatrólogo, João Belém nasceu em 1874, em Porto Alegre. Foi poeta, dramaturgo, jornalista, professor e funcionário público. Veio morar aqui em 1900. Logo depois, acabou adotando a cidade, onde casou e teve seis filhos. Como escritor, fazia comédias, dramas, operetas e revistas para teatro. Como professor, lecionou Português. Participou da fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e fez parte da  ( 28ª Cadeira) Academia Rio-Grandense de Letras. Sua publicação mais importantes é História do Município de Santa Maria – 1797/1933.


João Belem ( 1874 a1935)


Fonte: Diário de Santa Maria (03/08/2009).
Comentário : SMXADREZ -Detalhe interessante e desconhecido do grande público sobre esse personagem é seu lado enxadrista. Ele participou da fundação do 2º clube mais antigo de xadrez no Brasil, o Santa Maria Xadrez Club.

Comentários

  1. Muito bom seu blog Valeska!
    Estava eu olhando fotos bonitas de Santa Maria, quando me deparei com a foto do ilustre João Belém, de quem eu já tinha ouvido falar muito, mas nunca tinha visto uma foto. Detalhe interessante e desconhecido do grande público sobre esse personagem é seu lado enxadrista. Ele participou da fundação do 2º clube mais antigo de xadrez no Brasil, o Santa Maria Xadrez Club. Sua casa chegou inclusive a sediar o clube. É um fato pouco mencionado nas biografias dele. Se quiser incrementar sua descrição, pode colocar essa informação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Valeska. Sou membro da Academia Passo-Fundense de Letras (APL), minha cadeira é a de número 06, cujo patrono é o ilustre João Belém. Pesquisando sobre o referido, encontrei teu blog. Muito bom. Parabéns. Se quiser manter contato meu e-mail é marcosdeandrade21@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *