1ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARA

Parte do texto da fonte:Fonte:http://brennerdesantamaria.blogspot.com.br
  Primeira edição – 1962
   O evento teve sua primeira edição em 1962, organizado pelo governo municipal, com a chancela da Câmara Brasileira do Livro-Seção RS, consequente da iniciativa do vereador Sivo Duprat Barreto.
Trecho de notícia, em A Razão, 8.5.1962
 A comissão organizadora, presidida pelo prefeito Miguel Sevi Viero, era composta por Sivo Barreto, prof. Jaime Shmulerg, ver. Hélio Helbert dos Santos, Secr. de Administração Fernando Adão Schmidt e Pedro Freire Jr., então atuando no Teatro Universitário e Teatro de Arena.
   A Prefeitura instalou treze estandes, na Praça Saldanha Marinho, destinados às livrarias locais Comercial, do Globo e Evangélica, e às editoras e livrarias José Olympio, Francisco Alves, Globo, Nacional, Delta, Brasiliense, Labor, Leonardo da Vinci, Flamboyant, Sulina e Baibich.
O prefeito Miguel Sevi Viero abre a 1ª Feira do Livro de Santa Maria, em 25.5.1962, anunciada em manchete, no dia seguinte. À direita, a primeira-dama, Eugenia Viero, e o ex-prefeito Vidal Dania.


   A abertura, programada para 17 de maio, como principal comemoração do 104º aniversário de emancipação política da cidade, foi adiada para o dia 25, quando o prefeito Miguel Viero descerrou a fita simbólica da Primeira Feira do Livro de Santa Maria.
   Sivo Duprat Barreto 
Dr. Sivo Barreto 
[acervo Dr. Luiz Barreto]
   O rosariense Sivo Barreto, formado em 1928,  pela Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre, hoje da UFRGS, iniciou sua vida profissional e política em Cacequi. Mudou-se para Santa Maria, onde foi eleito suplente de vereador, em 1955, e assumiu o mandato no ano seguinte, sendo eleito vereador para a legislatura 1960-63.
   Desde 1959, insistentemente defendeu, na tribuna da Câmara, com sua conhecida eloquência, a criação de uma feira do livro em Santa Maria.      Como resultado de sua persistência, a primeira Feira do Livro de Santa Maria foi organizada em 1962.
   O idealizador e obstinado batalhador para a realização desse primeiro evento literário, em nossa cidade, e membro de sua organização foi escolhido orador na solenidade de abertura da IFeira do Livro em Santa Maria. Lembrou em seu discurso que, “se ouvida fosse sua pregação, desde o início, Santa Maria, que se mostrara pioneira interiorana em tantos empreendimentos de ordem cultural, o teria sido também na Feira do Livro.”
Dr. Sivo Duprat Barreto,
quando eleito vereador, em 1959.


Fonte:
http://brennerdesantamaria.blogspot.com.br/
   Se houvesse, então, o patronato do evento, certamente Sivo Duprat Barreto teria sido o Patrono da I Feira do Livro de Santa Maria. Seu nome deve ser lembrado e uma homenagem lhe é devida. 

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *