História da 6ª Brigada de Infantaria Blindada


História da 6ª Brigada de Infantaria Blindada



A origem da 6ª Bda Inf Bld remonta ao dia 29 de janeiro de 1949, com a criação da 6ª Divisão de Infantaria (6ª DI), sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.


Em 12 de dezembro de 1952, o Subcomando da 6ª DI foi transformado em Comando da Infantaria Divisionária da 6ª DI (Cmdo ID/6), sediado, também, na capital gaúcha. Seu primeiro Comandante foi o Gen Bda MÁRIO PERDIGÃO.


Em 22 de dezembro de 1971, foi criada a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, por transformação da ID/6, com a transferência de sede para a cidade de SANTA MARIA – RS.

Em 1° de janeiro de 1972, o Quartel General da Bda foi instalado em um pavilhão do 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3° GAC AP), no bairro Santa-mariense de Passo da Areia. O primeiro Comandante da Grande Unidade foi o Gen Bda HEITOR FURTADO ARNIZAUT DE MATTOS.




Em 22 de dezembro de 1987, após sucessivas modificações na sua Ordem de Batalha, construção de novos aquartelamentos e rearticulação de Unidades na cidade de SANTA MARIA, a Brigada transferiu o seu Quartel General para a quase centenária edificação da Avenida Borges de Medeiros n° 1515, atéentão servindo de parada ao 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7° BIB), sucessor do tradicional 7° Regimento de Infantaria

Fonte:http://www.6bdainfbld.eb.mil.br/index.php/historia

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *