MANECO PEDROSO HERÓI SANTAMARIENSE - ENTREVISTA DE CARLOS COMIDE ESCRITOR APAIXONADO POR SANTA MARIA RS





CARLOS COMIDE ESCRITOR APAIXONADO POR SANTA MARIA RS

" Conheci a pessoa de Carlos Comide que escreveu um livro " Maneco Pedroso - o Herói Esquecido" com uma história, que sabidamente nunca foi contada. A importância dessa Obra, ainda em realização, ainda em pesquisa é enriquecer  a história de Santa Maria e explicar qual a importãncia dela para o Brasil". Valeska Huffel-Economista.
Fonte: Livro de Carlos Comide
Imagem Cedida




O Autor do Livro que será lançado sobre Maneco Pedroso -CARLOS COMIDE
Foto: Acervo de Carlos Comide 2015-2018



  Quem é Carlos  Comide ?
       Carlos Comide- nasci no Rio de Janeiro em 7 de setembro  de 1947, filho de pai gaúcho e mãe carioca, criei-me entre RJ  e  RS . Com 18 anos  entrei  para a  Marinha, para o corpo de fuzileiros  navais, ali  fiz vários cursos  e tive a oportunidade de conhecer todo o brasil e alguns países . Em 1970 casei-me com Marina, temos dois filhos e três netos. Aposentei-me como sargento e escolhi Santa Maria para  morar .

  Quando surgiu a ideia  em  escrever  sobre Maneco  Pedroso  ?
      Carlos Comide -Em certa ocasião  li  reportagem  sobre Maneco  Pedroso, fiquei curioso  e comecei a pesquisar a  história  deste  personagem, mas  muito  pouco  encontrei, quase nada  existia escritos, só  pequenos comentários  aqui e  ali, quanto  mais  dados eu encontrava, mais empolgado  ficava,  então  resolvi  escrever sua história .

 O que motivou a pesquisa?
     Carlos Comide- Lendo reportagens  e comentários  sobre Maneco, e sendo ele um herói santamariense, um herói que mais da metade da população de Santa Maria não conhece, resolvi colocar  no  papel  a  vida  e as aventuras  deste destemido  gaúcho  que  ajudou  a  expandir  as fronteiras  do  RS .

 De que forma o livro contribuirá para Santa Maria ?
     Carlos Comide - Maneco  foi  um dos  responsáveis  no aumento de 30 % no  atual tamanho do Rs, ele  não  fez um  ato  isolado  aqui  na  cidade, seu  ato interferiu  em  todo  o  estado, este  personagem  tem  que  ser conhecido  de norte a  sul, todo  o  RS  tem que saber o que um  filho de Santa Maria fez em prol  do  estado .

 Quais os livros que já escreveu?
       Carlos Comide - Em 2.000,   eu participei de um grupo de quadrinistas  onde criei  um  personagem chamado  “ Boca do Monte “, saiu em revistas  e teve um elogio em jornal .Em 2008 participei do concurso  Filipe d’ Oliveira, com  um conto “ O Fantasma  da  Garganta  do  Diabo “  e uma  crônica    O Primeiro  Conto “ , consegui  um terceiro lugar  a nível de Brasil  e uma menção  honrosa , os  dois  trabalhos  foram lançados   em  uma  coletânea   com   vários  outros  trabalhos. Em 2015,   a  academia  santamariense  de letras  lança  um  concurso   infantil, consigo  o  1º lugar  com  o livro  ' A Estrelinha na  Terra  de  Imembui “ . Atualmente estou terminando o livro “ Maneco Pedroso um herói  esquecido “ .

 6-  O que Santa Maria significa para você ?
       Carlos Comide - Foi amor  à  primeira vista, em 1985 meu pai morava aqui,  eu morava no Rio de Janeiro, vim visita-lo, e tive a  oportunidade de conhecer esta cidade, ao aposentar-me e não tive dúvidas em mudar-me para  Santa Maria .


O LIVRO AINDA ESTÁ EM FASE DE EDIÇÃO
NÃO FOI LANÇADO  quem quiser entrar em contato com ao autor pelo Facebook
 CLIQUE NO NOME QUE SERÁ DIRECIONADO
CARLOS COMIDE


Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *