Um Ponto de Vista sobre a Biblioteca Pública Henrique Bastide. Fonte: Video produzido pela TV Câmara de Santa Maria
Fundada em 1938, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide é um valioso recurso que atende a leitores de todas as idades, proporcionando acesso a um vasto acervo composto por obras destinadas tanto a crianças quanto a adultos. O seu objetivo é promover a leitura como uma atividade formativa e de lazer. Além disso, a biblioteca disponibiliza periódicos locais, como o Diário de Santa Maria e A Cidade, bem como uma variedade de revistas.
Quando a biblioteca foi inaugurada na cidade, ela teve sua primeira sede na Rua do Acampamento, ocupando o edifício anteriormente pertencente à Sociedade Italiana. Posteriormente, após alguns meses, mudou-se para o prédio do Theatro Treze de Maio. Em 1992, estabeleceu-se na edificação localizada na Av. Presidente Vargas. O nome "Biblioteca Henrique Bastide" foi oficializado por meio da Lei Municipal nº 511, a partir de 24 de setembro de 1956, em homenagem ao seu idealizador e primeiro diretor.
O principal propósito da Biblioteca, desde a sua fundação, tem sido estimular a leitura e oferecer oportunidades de crescimento cultural à população. A biblioteca proporciona um serviço de pesquisa local, onde os leitores podem solicitar livros no balcão e lê-los nas instalações da biblioteca. Também existe a possibilidade de se tornar um associado, o que permite a retirada de livros para leitura em casa.
Em 2018, o Regimento Interno da biblioteca foi atualizado e um Regulamento para o Centro Digital ( esteve em funcionamento até 2020 e foi interrompido pela Pandemia) foi criado, ambos por meio de decreto. Além de ser um espaço para leitura e pesquisa, a biblioteca oferece:
Um acervo com mais de 47 mil livros, incluindo obras raras, como a edição italiana da Divina Comédia de Dante Alighieri (O Inferno), publicada em 1516 doação de Ettore Di Dominicis, militar italiano que morou em Santa Maria, nos anos 30, sua doação data de 1940. .
Um setor de periódicos que abriga jornais e revistas, conhecido como Revisteca.
Um setor de empréstimo com mais de 9.000 sócios, permitindo que os membros levem livros para casa.
Um espaço de leitura infantil, onde ocorre a "Hora do Conto" mediante agendamento.
Um espaço dedicado aos escritores locais, chamado "Espaço do Escritor Santa-Mariense," que contém as obras dos autores locais.
A Sala da Academia Santa-Mariense de Letras, que serve como sede da ASL e é o local de reuniões dos acadêmicos, guardando também seu acervo.
O Espaço Cezimbra Jacques, um espaço cultural que tem como objetivo disponibilizar uma vasta coleção de materiais históricos, técnicos e literários relacionados ao Rio Grande do Sul e à figura do Gaúcho para o benefício da comunidade.
Um espaço de estudo onde os usuários podem realizar suas pesquisas e estudos, além disso, temo o acervo Dorinateca, para pessoas com necessidades de acessibilidade audio-visual, em torno de 170 obras entre livros e CDs.
HISTÓRIA
"Em meados da década de 30, Santa Maria pulsava com vida, e seu crescimento era evidente. Como se trazidos pelo apito do trem, novas pessoas encontravam na cidade oportunidades de trabalho, na ferrovia que era pujante, também no comercio, e nas Unidades Militares aqui estabelecidas. Com o aumento iminente da população, surgiam vertentes educacionais e culturais, e aumentava a demanda por fontes de informação. A ideia da fundação de uma Biblioteca Pública, pairava já há muito tempo no espírito culto do povo de Santa Maria. Santa Maria, cidade escolar, por excelência, não poderia de forma alguma permanecer sem sua Biblioteca. Foi em maio de 1938, que um grupo de amigos da cidade reunidos no escritório comercial do Sr Henrique Bastide, resolveu por mãos à obra para realização desse anseio da população. Começou a campanha de doação de livros. Foi tal a espontaneidade das doações, que em uma semana já havia 500 volumes, e no início de junho, contava com 2000 exemplares. Foi então que esse grupo de amigos procurou o prefeito Antônio Xavier da Rocha, pedindo apoio à obra iniciada. Num ato de incentivo à cultura, nunca antes presenciado em Santa Maria, o prefeito Antonio Xavier da Rocha, em 11 de junho de 1938, pelo Ato Municipal no129, cria a Biblioteca Pública de Santa Maria. " Fonte : Histórico do Acervo da Biblioteca.
Parte do discurso pronunciado pelo Dr. Romeu Beltrão, por ocasião da inauguração da Biblioteca Pública de Santa Maria.
“Vi, alhures, escritas no pórtico de uma biblioteca, estas palavras:“Aqui circula o espírito do mundo.”De outra maneira melhor não poderia definir o que seja uma biblioteca, porque mais de que materialidade de umas folhas de papel arranjadas em livros e guardadas em armários, encerra uma biblioteca, como uma arca sacrossanta, os espíritos daqueles que escreveram os livros...
(..) Leiamos sempre e mais para que possamos sobreviver a nós mesmos, praticando o bem que nos eterniza na memória dos homens e impulsiona o progresso, engrandecendo a pátria, beneficiando o próximo e favorecendo a nós próprios...”
O principal objetivo da Biblioteca desde sua criação é incentivar a leitura e oportunizar o crescimento cultural à população. Para isso, está à disposição da comunidade e oferece a pesquisa local, onde o leitor retira no balcão o livro solicitado e o ocupa no espaço da Biblioteca, também a possibilidade de ser um associado, podendo retirar o livro e levá-lo para casa. Fonte: Histórico dos 75 anos da Biblioteca Municipal Henrique Bastide.
Natural de Marselha, nasceu em 6 de Julho de 1886, filho de Leon e Maria Bastide. Muito jovem, veio com seu pai trabalhar nas obras do porto de Rio Grande.
Veio para Santa Maria, assumindo a gerência da joalheria pertencente à firma Levy, Franck & Frère. Associou-se a João Péreyron, e comprou o estabelecimento dando origem à joalheria Péreyron.
Membro da primeira diretoria do Clube Comercial, líder de campanha com objetivo de “incentivar a cultura popular”, a qual criou a Biblioteca Pública.
Por denominação do Prefeito Antonio Xavier da Rocha, foi nomeado primeiro Diretor da Biblioteca, atuando até 1949, quando se aposentou.
Em março de 1954, faleceu Henrique Bastide, deixando para a posteridade, a semente de uma grande obra que continua a frutificarCONCURSOS LITERÁRIOS

FOTOS DO PRÉDIO DA BIBLIOTECA
No COMPLEXO CULTURAL, na Av Presidente Vargas 1300 a Biblioteca Municipal tem importante destaque junto o Largo da Locomotiva.
“Estamos trabalhando com muito afinco pelo processo licitatório que irá viabilizar a reforma desta tão querida casa de leitura e de cultura. É uma licitação de quase R$ 500 mil, um valor significativo, mas sabemos o quanto a Biblioteca Pública é importante pra cidade. O aniversário é da Biblioteca mas o maior presente quem ganhou foi a cidade de Santa Maria, há 85 anos”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom, durante o evento.
PROGRAMAÇÃO 85º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL HENRIQUE BASTIDE
Terça-feira, dia 3 de outubro
– Abertura da exposição “Acervo Artístico da Biblioteca Municipal”
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 14h
– Espetáculo Contos de Folha e Flor – Projeto Em Cartaz 2023
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 14h15min
– Apresentação da Banda Marcial Colégio Manoel Ribas
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 15h15min
Sexta-feira, dia 6 de outubro
– Projeto Contar e Encantar História - EMEF Irmão Quintino I 1º e 2º
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Tarde
Dia 9 de outubro
– Oficina de Desenho em Quadrinhos com Byrata
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 14h
Dia 10 de outubro
– Abertura da Exposição da História dos 85 ANOS da Biblioteca Municipal Henrique
Bastide
– Local: Arquivo Histórico Municipal
– Horário: 17h30min
– Palestra “O Percurso Histórico da Biblioteca Municipal”, com professor Luiz Gonzaga
Binato
– Local: Arquivo Histórico
– Horário: 17h
Dia 11 de outubro
– Troca de Livros Infantil - Biblioteca Municipal
– Local: Biblioteca Municipal.
– Horário: 14h
– Apresentação do Vô Venâncio - Projeto A Hora do Conto nas Escolas
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 14h15min
– Contação de História “Circo da Vovó” - Vó Rosa
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 15h
Oficina de Monotopia - com Jane Zofoli
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 15h
– Caça aos livros - Associação de Amigos da Biblioteca
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 15h
– Espetáculo Vô Venâncio - Projeto A Hora do Conto nas Escolas
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 15h15min
Dia 17 de outubro
– Livro com Arte – Encontro com o escritor e ilustrador Mario Trevisan
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Das 14h às 16h
Oficina “Staurico o quê? Conhecendo os Dinos de Santa Maria e Região”, com Caroline Leonhardt Romanowski e Gabriele Rocha
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Das 14h às 16h
Dia 18 de outubro
– Exposição Karakóis com Máucio
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Das 14h às 16h
Dia 19 de outubro
– Projeto Contar e Encantar História - EMEF Dom Antônio Reis, 1º e 3º ano
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Tarde
Dia 20 de outubro
– Projeto Contar e Encantar História - EMEF Don Luiz Victor Sartoni, 1°, 2° e 3° ano
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Tarde
Dia 21 de outubro
– Intervenções artísticas com os cartunistas Byrata
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Das 14h às 17h30min
– Mercado da Arte – Museu de Arte de Santa Maria (MASM) e Associação de Artistas
Plásticos
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Das 14h às 17h30min
– Feira de Brechó - Coletivo Pura Traça
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Das 14h às 17h30min
– Brechó de Livros - Associação Amigos da Biblioteca
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Das 14h às 17h30min
– Distribuição de Livros - Academia Santa-Mariense de Livros
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Das 14h às 17h30min
– Lançamento do livro Antologia Mágica - Casa do Poeta de Santa Maria
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 14h30min
Dia 23 de outubro
– Oficina de cartoon com Elias Monteiro
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 14h
Dia 25 de outubro
– Livros com arte - Felipe Furian
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: 14h
Dia 26 de outubro
– Projeto Contar e Encantar História - EMEI Darcy Vargas, Pré
– Local: Biblioteca Municipal
– Horário: Tarde
Dia 31 de outubro
– Lançamento do livro “Premiados do Concurso Felipe de Oliveira 2021/2022 ”
– Local: Theatro Treze de Maio
– Horário: 19h
Texto: Joyce Noronha
Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura) / Arquivo
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Estou em Santa Maria desde 1993. Lembro de, antes de chegar aqui, ter assistido um jornal do almoço transmitido ao vivo da frente do prédio da atual biblioteca. Foi uma inauguração pomposa e celebrada. Chegando aqui, me associei na biblioteca e cheguei a pegar alguns livros de lá emprestado. Acabei perdendo esse costume. Essa postágem me reviveu a vontade de recuperar esse hábito antigo e fazer parte dessa história de maneira mais intensa..
ResponderExcluir